01 agosto 2006

Porto Seguro

Para começar as minhas Aventuras por Terras do Brasil nada me parece mais lógico que começar por falar de Porto Seguro pois, além de ter sido a cidade que acolheu Pedro Álvares Cabral e a mim ... será certamente, para muitos o ponto de partida para umas férias pelo sul da bahia (para quem não vier para Mucuri via São Paulo).
Assim, aqui ficam algumas fotos e um bocadinho de blá-blá-blá para vos abrir o apetite.

A Cidade Alta (parte histórica da cidade) está bastante bem preservada, o que, conjugado com a magnifica visão que a sua localização premite da Mata Atlântica e do mar, faz deste conjunto de ruas e casas geminadas (Patrimônio Histórico Nacional desde 1973) um importante ponto de passagem para quem visita Porto Seguro.

Junto às praias, os amantes de museus e História, podem visitar O Museu dos Descobrimentos e O Memorial da Epopeia dos Descobrimentos - com um jardim botânico com 20 mil metros quadrados, a réplica da Nau de Pedro Álvares Cabral e uma “Exposição Didática”, sobre o Brasil e Portugal. Os guias são Índios Pataxós da Reserva da Jaqueira e estudantes do Colégio Pedro Álvares Cabral.

Mas nem só de cultura vive o Homem, por isso, nada melhor que um pulo à Praia, Jogar Capoeira, ou passear pela Passarela do Alcool - Conjunto de Casas Coloniais que se transformaram em lojinhas de artesanato e bares, junto à Marginal - é sem dúvida uma boa opção para o passeio da noite.

Um passeio pela Reserva da Jaqueira e Cabrália premite conhecer a história e cultura dos Indios Pataxós - muito interessante por sinal.... (acho que mais tarde vou voltar a falar deles).

* A India Pataxó da foto é falsa... basta ver como ela é "branquela". Acredito que já a tenham visto lá prós lados de Carnaxide ou Lisboa... Acho que o seu nome começa por Jo... e acaba em ...ão (isso aqui é nome de homem!!!!)
** Pois é mana, lembraste daqueles dias que por aqui passamos?!... Temos que os repetir...
Antes de se meter no carro rumo a sul (Mucuri fica a cerca de 330 kms / Sul de Porto Seguro) passe um dia ou dois - mais não porque se não sobram poucos dias para Mucuri - e descubra as belezas naturais de lugares como Arraial D' Ajuda; Trancoso; Caraíva.